Espelho já sem uso


Consolou-a. Pediu-lhe que não culpasse a si própria, garantindo-lhe que muito do que desejara nunca estivera mesmo ao seu alcance.

Abraçou-a. Agradeceu-a pelas lições que aprendera, pelos conselhos dados mesmo que imperceptivelmente. Prometeu-lhe que, dali em diante, teria mais juízo.

Afastaram-se, cada uma dando um passo para trás. Encararam-se como se encara um espelho. Tão semelhantes nos traços, mas tão diferentes no que carregavam nos olhos...! Um par de pupilas doce, gentil; outro, carregado de ressentimento, de um quase ódio que se continha.

Ela, a mais velha, deu as costas primeiro. Mais fácil assim. Nunca mais veria aquela que fora, aquela que acabava de deixar.

De costas, sorriu. Encerrava-se ali um fingido compromisso consigo mesma. Sentia-se livre. Sentia-se bem.

10 comentários:

  1. Seu blog é lindo...


    Adorei estar por aqui, por isso já sigo.
    Se quiser me visitar e seguir também, ficarei muito feliz

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto profundo e cheio de sentimentos! Me fez lembrar uns tempos atrás que eu estava vivendo comigo mesma!! Perfeito cada palavra que você escreveu =D
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  3. Às vezes o passado é como algemas nos tornozelos.
    GK

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, Lari. Me fez refletir...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Excelente. Diz, na minha leitura, da maturidade, das lições aprendidas, das inevitáveis decepções... Crescer doi. Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  6. Uma intimidade lírica que me remeteu à Lispector.

    Amo textos psicológicos e você o fez magistralmente, Lari!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que sentir em relação à esse texto.
    Sei lá, acho que diferente de muita gente, eu acho que piorei muito em relação a como era nesse aspecto de saber lidar consigo mesma.
    E, sinceramente? Acho impossível existir alguém nunca realmente olhe pra trás, vira e mexe escapam frases que retomam o passado. Querendo ou não, o que a gente é hoje é um puro reflexo do que já foi, só que algumas pessoas conseguem lidar melhor com ele. Eu não sou uma delas XD

    ResponderExcluir