Trechos e frases

“Sem dúvida, visto que somos feitos assim, gostando de nos comparar com tudo e com todos, a felicidade ou a desgraça reside nos objetos que colocamos em comparação: por isso, não há nada mais perigoso que a solidão. Nossa imaginação, que por natureza tende a se elevar, alimentada pelas fantásticas imagens da poesia, cria uma porção de seres, dos quais somos os mais insignificantes, e tudo o que está fora de nós parece magnífico, e passamos a considerar qualquer outra pessoa mais perfeita. Isso é absolutamente natural: sentimos frequentemente que nos faltam muitas coisas e temos a impressão de encontrar precisamente o que nos falta nos outros indivíduos, aos quais, aliás, atribuímos o que possuímos e, até mesmo, certa graça idealizada. Assim é que o homem feliz, no final das contas, é uma invenção nossa."
[Os Sofrimentos do Jovem Werther, J. W. Goethe]

3 comentários:

  1. Boa noite Lari.. nossa imaginação sempre vai nos elevar e nos transportar para o plano que desejarmos.. não usamos nada do nosso potencial .. e isso só nos atrasa pq realmente ficamos a procurar no outro o que falta em nós pq temos medo de olhar para dentro de nós mesmos.. bjs e uma linda noite

    ResponderExcluir
  2. Lari há quanto tempo o/

    Um trecho incrível de um dos livros que um dia prometi lê-lo. Quero desvendar a razão por tantos suicídios cometidos na época.
    O legal é que, esse trecho resumi ou até abrange ainda mais o que conversávamos um dia. Tentamos completar e até adicionar o que temos e não temos em nossos devaneios, então percebemos que quando imaginamos, não criamos um mundo perfeito e sim o seu oposto, para assim então tentar fazer o mais próximo de uma perfeição. Até porque, qual seria a graça de receber um quebra-cabeça já montado?

    Beijos de um leitor sumido.
    arquitetodemundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que por isso meu professor de Sociologia vive dizendo que nem nós mesmos sabemos o que é a felicidade plena. Cada um a cria da sua maneira, e muda pra toda pessoa. Criar um termo único pra felicidade é impossível. Ser feliz é difícil, mas vale a pena.
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir