A paixão número um: listas

Paixão, aqui, não está definida como aquele sentimento despertado no íntimo quando seus olhos se encontram e se encantam com os de outro alguém, em meio a tantos outros olhares que não conseguiram ser tão atraentes. Não. Paixão, aqui, está definida como uma das coisas amadas pela blogueira que lhes escreve. Combinado? Quase. Porque devo avisar também que esse “número um” não é indicação de preferência (como ser fã número um de algum famoso), e sim da ordem em que as paixões serão listadas. Opa, e é aí que começo a falar do meu amor por listas!

O tal “amor” veio com o tempo. Com a prática, com o hábito. E o hábito é velho... Porque, tal como diz uma música dos Rolling Stones, "Velhos hábitos nunca mudam".

Desde que aprendi a escrever, percebi que enumerar afazeres em uma folha de papel ajudava na hora da organização. De quebra, prevenia o esquecimento no meio das cores do dia a dia armazenadas a cada segundo no nosso cérebro. Atualmente, prevaleço com minhas listas muito mais pela mania do que pela verdadeira utilidade  já que a maioria... bem, não tem utilidade. No Jeito Único mesmo estou sempre postando listas, geralmente divididas em partes, de todos os temas imagináveis. Porque sei que muita gente gosta, afinal já inventaram até sites para armazenar as ditas cujas... Então, lá vai uma lista para enumerar, resumidamente, o que eu já mencionei acima com mais alguns motivos extras que explicam o porquê de eu amar listas.

1. Fazer uma lista é a forma mais simples de organizar os pensamentos mais confusos

2. compromissos listados ganham um novo caráter, com um quê de importância a mais. Se isso não fosse verdade, as pessoas não escreveriam coisas como “fazer as unhas” ou “fazer uma visita para a fulaninha de tal” em agendas;

3. poucos momentos na vida são tão gratificantes quanto riscar um item de uma lista. Principalmente quando se trata de uma lista de desejos;

4. pessoas estranhas têm mania estranhas, logo possuem o dom de listar tudo o que é "listável";

5. listas são um passatempo divertido quando você tem caneta e papel mas não tem o que fazer;

6. listas continuam sendo um passatempo divertido quando você tem o que fazer mas quer um pretexto para enrolar para fazer. Tipo quando você sabe que tem que estudar para uma prova mas prefere, antes, listar com toda a calma do mundo os tópicos a serem estudados;

7. listas funcionam como meio de comparação quando é preciso tomar uma decisão. Basta escrever de um lado do papel “Por que devo tomar essa decisão” e, do outro, “Por que não devo”. A propósito... sim, eu já fiz isso. Acabei tomando a decisão errada, mas o que vale é a intenção. Sempre.

Fiquem com a certeza de que a paixão número dois será postada, "môres". Algum dia. Quando a força de vontade, a sobra de tempo, a inspiração e a vergonha na cara se reunirem para que assim seja.

14 comentários:

  1. Também sempre tive uma certa paixão por listas, vivo fazendo, mesmo sabendo que assim que terminadas serão jogadas n'um canto de alguma gaveta.
    Tópicos para serem estudados, certo e errado, músicas que estão martelando na cabeça.. Normal colocar esse tipo de coisa num papel em tópicos... ou talvez não seja tão normal assim. Mas quem se importa ?
    Realmente espero que a força de vontade, sobra de tempo e inspiração se encontrem novamente, pois adoraria ver a número a lista sobre listas número dois.

    Beijos ♥ Waking

    ResponderExcluir
  2. Faço lista de tudo.Acho que sou viciada tambem.
    cronicasdeumadesajustada.blogspot

    ResponderExcluir
  3. Olá! Me identifiquei com o número 6..hahaha
    Bom, gostaria de saber se caso não for encomodo, poderia fazer um layout pra mim..Estou a um tempão procurando alguém, mas não encontro..Tipo, não me importo com o tempo de entrega.. Por favor me ajuda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número 6 é típico, haha'

      Olha, môre, desculpa mesmo, mas terei que recusar seu pedido... Eu parei de fazer layouts para outros blogs no ano passado, por causa de ser algo muito trabalhoso e que geralmente não tem o reconhecimento merecido (tipo, por mais que você capriche, nunca agrada totalmente).

      Já tentou procurar por layouts free? Alguns são bem bonitos e valem tanto a pena quanto um exclusivo... Dentre os blogs que sigo e que já vi realizando esse tipo de trabalho, posso te indicar...

      ♥ Cherry Bomb (http://www.cherryboomb.com/p/tutoriais-e-goodies.html)
      ♥ I'm a Satellite Heart (http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/p/portifolio.html)
      ♥ Pepper Lipstick (http://www.pepperlipstick.com/search/label/Layout%20Free)

      Dê uma olhada nesses links! Espero ter ajudado, de qualquer forma...

      Excluir
  4. Também sou dessas que faz lista pra tudo, apesar de raramente verificá-las depois que as escrevo.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. kjhakjhskjhakjhskjhas. Adorei. O fato é que eu nunca dei o certo valor as listas, até essa semana, quando minha cabeça estava repleta dos afazeres e eu não sabia como processar tudo, então, peguei um bloco de notas e listei, item por item. Realmente ajuda. kjhakjshkhas <3

    ACESSO PERMITIDO. :3
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    Ah, preciso de outra ajuda. Estou criando meu canal no Youtube,
    poderia me seguir por lá também. Muito em breve terei vídeos lá:
    http://www.youtube.com/hieligracindo
    Agradeço muito pela ajuda!!!
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Obcecada por listas= presente (check AHAUHA) verdade messmo, é tão mais 'importante' e organizado montar listas! E sou dessa estranha que curte listar tudo o que é (ou não) listável heheh
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
  8. Eu já fiz muito listas, inclusive já criei uma rotina inteira que seria usada pra controlar mais meus horários, mas só segui a parte da hora de acordar, porque o resto não fiz nada... u_u' Fazer lista de desejos e conseguir riscar os itens não tem preço! :3
    Ah, eu me amo suas listas de tudo quanto é coisa!
    Bjo, Sel ;*

    Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha visto esse ponto de vistas sobre listas, mas acho que deveria ter uma lista sobre o número 6.

    GarotoImpulsivo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Humm, listas de diversos pontos de vistas diferentes. Adoro o blog e esse post realmente se tornou um de meus favoritos. E pra falar a verdade, eu tenho uma mania de fazer listas. É simples e espontâneo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Uso listas sempre pra anotar oque devo postar no blog , mais como sou lerda , sempre perco as listas . Queria ter lista de desejos *u* e riscaria oque ganhasse , é até que é uma boa ideia fazer listar c:

    http://liberte-sua-imaginacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi lari, perdão pelo sumiço, sinto falta do JU tanto quanto os posts do SP esperam por mim hehehhe. Mas o vestibular e diversas outras tarefas me tomam cada vez mais e aí? Da-lhe listas :
    1. visitar meus blogs favoritos e parceiros.
    2. Editar o blog.
    3. Preparar novos posts.
    Ai,ai, vida de blogueira vestibulanda, não é fácil!
    Adorei o post e passei para deixar claro que sou fã e adepta das listas.
    Facilitam nossa vida!
    Beijos Mil, Mariana Nascimento
    sendopeculiar

    ResponderExcluir
  13. Também sou uma apaixonada por listas. Já tentei por sites e aplicativos, mas nada é tão bom quanto o papel e caneta ♥
    Beijos, champagne supernova

    ResponderExcluir